
TESTE DO PEZINHO
O Teste do Pezinho é um exame de prevenção fundamental para a saúde da criança e tem como objetivo diagnosticar nos primeiros dias de vida e tratar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas que podem causar deficiência intelectual, entre outros danos à saúde da criança.
Período para realização
O teste deve ser realizado depois que o recém-nascido tiver se alimentado e tenha pelo menos 48 horas de vida. Amostras colhidas em um prazo inferior a este podem fornecer resultados imprecisos devido ao fato de o recém-nascido não ter recebido alimentação completa e seu metabolismo não estar totalmente normalizado. O período ideal para coleta é do terceiro ao quinto dia de vida.
A coleta
Após realizar a antissepsia do pezinho com álcool 70% e o local estiver seco completamente, o sangue é coletado em papel filtro, a partir de uma punção realizada na lateral do pezinho com lanceta descartável, para evitar risco de osteomielite.
Testes disponibilizados
Atualmente são disponibilizados perfis para o teste neonatal desde o básico que oferece a triagem mínima englobando 12 doenças e que estão presentes em todos os perfis e outros mais completos incluído mais de 100 patologias. Quando o resultado do teste do pezinho apresenta resultado positivo para alguma doença, indica-se a realização de um novo exame comprobatório, mais específico.
Perfil Básico: Cromatografia de aminoácidos; Fenilalanina; Hemoglobinopatias; TSH – Hipotireoidismo Congênito.
Perfil Ampliado: Cromatografia de aminoácidos; Fenilalanina; Hemoglobinopatias; TSHHipotireoidismo Congênito; T4 Neonatal – Hipotireoidismo Congênito; 17 OH Pogesterona; Tripsina neonatal (IRT) – Fibrose cística.
Perfil Plus: Cromatografia de aminoácidos; Fenilalanina; Hemoglobinopatias; TSHHipotireoidismo Congênito; T4 Neonatal – Hipotireoidismo Congênito; 17 OH Pogesterona; Tripsina neonatal (IRT) – Fibrose cística; Biotinidade neonatal; Galactose total; Toxoplasmose IgM neonatal congênita.
Perfil Master: Cromatografia de aminoácidos; Fenilalanina; Hemoglobinopatias; TSHHipotireoidismo Congênito; T4 Neonatal – Hipotireoidismo Congênito; 17 OH Pogesterona; Tripsina neonatal (IRT) – Fibrose cística; Biotinidade neonatal; Galactose total; Toxoplasmose IgM neonatal congênita; Rubéola Congênita (IgM); Deficiência de G-6-PD; Sífilis Congênita (IgM); Citomegalovirus (IgM); Doença de Chagas (IgG).
Atendimento por agendamento.
Prazo de entrega: 11 dias úteis